História


O surgimento da Igreja Metodista em Nova Cidade


A Igreja Metodista em Nova Cidade, surgiu como a maioria das igrejas metodistas na 1ª Região Eclesiástica: Fruto do esforço de um pequeno grupo de irmãos que desejosos de fazer a vontade de Deus, resolveram atender ao chamamento do Senhor.
            Este grupo de irmãos, que era composto pelas famílias do Evangelista Jair de Matos e de seu irmão José Luiz de Matos, fazia parte da Igreja Metodista Central de Nilópolis, e no dia 28 de Junho de 1998 realizaram um culto na casa de José Luiz de Matos, situada na rua Rui Barbosa, ali surgia o  Ponto Missionário em Nova Cidade, seu crescimento foi notável, e de maneira rápida o que antes era um pequeno ponto missionário tornava-se Congregação, a Escola Dominical foi organizada, outros irmãos foram chegando, outras famílias da Igreja Central resolveram ajudar no desafio e assim, a congregação  rompeu seus laços de dependência com a Igreja Central e passara a ser um Campo Missionário Distrital, agora com um pastor designado.


A concretização de um propósito de Deus

Apesar desse crescimento, o grande obstáculo que se impunha era a aquisição de uma propriedade, pois as reuniões ainda aconteciam na casa do irmão José Luiz de Matos. Mas Deus sabia que havia levantado um povo que não temia os desafios e no ano de 2003, o Campo Missionário conseguiu adquirir seu primeiro terreno. Ali foi lançada a pedra fundamental e todos os esforços estavam agora voltados para a construção do templo.
No ano de 2004, o Concilio Regional emancipou o Campo Missionário e o transformou na Igreja Metodista em Nova Cidade, mesmo ano em que com muito esforço a igreja se mudara para uma construção parcial e deixava de se reunir na casa do irmão José Luiz de Matos e sua esposa Alcina Maria Rosa de Matos.
            Atualmente, a igreja fica localizada na rua Arnaldo Tavares, bem próximo da casa onde tudo um dia começou...